Começarei este guia explicando as gírias e termos usados no RF, acostumem-se com eles, já que o pessoal usa sempre, para não ficar perdido.
Acc -> Raça acreciana, Exemplo: "Aquele acc me matou!" -> Aquele Acreciano me matou!
Bell -> Raça Bellato, Exemplo: "Aquele bell me matou!" -> Aquele Bellato me matou!
Hit -> Golpe, ataque, etc...
Skill -> Habilidade, Exemplo: Estocada Brilhante
Buffs -> (No RF as magias tem nome de Força, não confunda) Buffs são Forças, ou skills que melhoram os status do alvo, Exemplo: Fúria Selvagem, melhora o poder de ataque com armas de combate corpo-a-corpo, logo, é um Buff.
Debuffs -> Debuffs são forças, ou skills que adicionam algum efeito negativo no alvo, Exemplo: Capturar, impede que você ande, é um efeito negativo, logo, é um debuff.
Hit Kill ou Mono -> Matar alguém com 1 único golpe
Dropar / Drop -> Quando você mata um monstro, ele dropa itens, ou seja, te dá itens, Ex: "vou dropar meu cajado reforçado agora" -> Vou conseguir meu cajado, reforçado, que vai cair de um monstro, agora.
Pot -> Poções
k -> Usado muito quando se fala de dinheiro, uma letra k substitui três zeros, exemplo: "Compro espada, por 30k" logo:"compro espada, por 30.000"
NPC -> Non player Characters, são os carinhas que vendem poções, itens, etc... Mas não sao jogadores.
Quest -> Missão, você recebe uma nova a cada nível.
MAU -> Massive Armored Unit, são os robôs gigantes da raça Bellato
bMAU, rMAU e blMAU -> São as versões dos MAUS, sendo o bMAU o MAU PRETO, de nível 40. O rMAU o MAU Vermelho de nível 50, e blMAU o MAU Azul
Dallant -> Moeda Bellato
Disena -> Moeda Cora
CP -> Moeda Acc
Gold -> Ouro
CP(ou, para os acrecianos, PC, já que sua moeda é o CP) -> Pontos de contribuição, a sua posição no Rank da raça depende do seu CP.
Tanker -> Personagem especializado em apanhar dos monstros, para que os outros batam
Ranger -> Personagem especializado em ataques à longa distância
Melee -> Personagem, ou, skill de curto alcance. Ex: Espadas, lanças, etc...
Party -> Grupo, no máximo de 8 pessoas, onde você divide a experiência
Guild -> Clã.
CW -> Chip War, ou, guerra do Chip, ocorre três vezes ao dia, no centro das Minas Íngremes, nela, as três raças se enfrentam para ver quem consegue "quebrar" o centro de controle do outro, vence quem der o último golpe
ACC (cuidao para não confundir com o acc, designador da raça!)-> Accrecia Control Center, ou, Centro de Controle Acreciano, aqui é onde os Acrecianos defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
BCC -> Bellato Control Center, ou, Centro de Controle Belato, aqui é onde os Bellatos defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
CCC -> Cora Control Center, ou, Centro de Controle Corita, aqui é onde os Coritas defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
GvG -> Guilda VS Guilda, ou seja, quando duas guildas da mesma raça se enfrentam em um jogo parecido com futebol americano, para ver quem fica com as colônias de cada raça.
PvP -> Player VS player, ou seja, quando jogadores se enfrenta
PB -> Pit Boss, são monstros fortes, que dropam equipamentos raros, como Elementais, que são acessórios, que além de fornecer uma defesa boa contra Forças, aumentam por exemplo, seu ataque.
Ok ok... Vamos ao Guia.
:: Estrutura do Jogo :: Raças e Classes:
Existem 4 tipos de Classes no RF Online: Guerreiros, Caçadores, Magos, Especialistas.
No lv 30 você poderá fazer sua primeira troca de classe
No lv 40 você poderá fazer sua segunda troca de classe.
Você poderá fazer a mudança de classe conversando com o administrador de sua raça. Além disse, se você se arrepender, poderá comprar um item na loja de Cash, este item vai resetar sua classe, mantendo seus níveis, PTs, etc...
Conheça cada classe do jogo:
Bellato
A raça bellato é como um meio termo, entre coritas e acrecianos, contando com Guerreiros, Caçadores, Magos e Especialistas, seus magos não são tão bons em ataque quanto os magos Coras, porém, possuem magias de suporte, como cura (possuem uma classe voltada somente para cura), buffs que aumentam defesa, esquiva, etc... Guerreiros com um ótimo ataque, caçadores com dano elevado, e sua característica de Raça são os MAUs, que são robôs gigantes (medem cerca de 2x um bellato) e que são muito requisitados na raça, porém, caros(usados pelos especialistas).
Primeiras Classes:
Combatente: É voltada para o ataque.
Escudeiro: É voltada para a defesa.
Segundas Classes:
Mestre das Armas: É voltada para ataque (se a sua primeira classe for combatente, ou defesa se a sua primeira classe for escudeiro), é uma classe voltada aos ataques com maça.
Guerrilheiro: É como um melhoramento do combatente, voltado ao ataque
Legionário: É como um melhoramento do Escudeiro, voltado a defesa.
Primeiras Classes:
Renegado: Classe voltada ao ataque
Atirador de Elite: Classe voltada à instalaçao de armadilhas
Segundas Classes:
Sentinela: Classe voltada a atrapalhar a vida do inimigo
Franco Atirador: É como um melhoramento do renegado, voltada à causar danos.
Espião: Voltada à instalação de armadilhas, e pode ficar invisível
Primeiras Classes:
Telepata: Voltada ao Ataque
Sacerdote: Voltada a cura
Segundas Classes:
Mago: Como um melhoramento do Telepata, voltada ao ataque
Protetor: Voltada ao teletransporte próprio ou dos membros do grupo
Sumo-Sacerdote: Como uma melhora do Sacerdote, cura melhor ainda.
Primeiras Classes:
Piloto: Classe especial bellato, pode usar os MAUS
Artesão: Classe de criação de armas e armaduras bellato. Usa torres também.
Segundas Classes:
Capitão: É como o melhoramento do piloto
Ferreiro: É como o melhoramento do artesão.
Cora
A raça corita é mais voltada para seus Magos, possuindo os Animus como característica de raça, Animus são suas invocações, cada uma com seu estilo.
Hecate: Animus voltado para dar golpes críticos, evitando que seu oponente se mova, ou use poções.
Paimon: Animus voltado para tankar
Innana: Animus voltado para Curar
Isis: Animus voltado para causar danos.
Conta com um guerreiro que possui uma skill que dá um dano elevadíssimo, bons caçadores, e seus especialistas não são muito usados.
Primeiras Classes:
Soldado: Voltado ao ataque
Defensor: Voltado a defesa
Segundas Classes:
Templário: Como o melhoramento do Soldado, voltado ao ataque
Defensor Sombrio: Como o melhoramento do Defensor, voltado à defesa
Guardião: Voltada a desferir ataques rapidamente e atrapalhar a vida dos oponentes
Primeiras Classes:
Arqueiro: Voltado à prender seu oponente e causar danos
Rastreador: Voltado a instalação de armadilhas
Segundas Classes:
Aventureiro: Voltado à causar danos, como o melhoramento do arqueiro.
Corsário: Voltado a atrapalhar a vida dos inimigos,e encher a paciência
Algoz: Como o melhoramento do rastreador, pode ficar invisível e possui uma habilidade com ataque bem alto.
Primeiras Classes:
Druida: Voltado ao ataque com magias
Invocador: Pode invocar Animus, tornando-os os magos mais dinâmicos
Segundas Classes:
Bruxo: Como o melhoramento do Druida, causando danos com magias
Feiticeiro: Como o melhoramento do Invocador, pode curar completamente seus animus.
Necromante: Voltado a sua sobrevivência e pode teletransportar os membros do grupo
Artesão: Voltados a criação de armas e armaduras.
Armeiro: Como o melhoramento do artesão, podem usar um tipo de animus diferente, chamado Animus selados.
Acrécia
A raça acreciana NÃO possui magos, mas, em contrapartida possui excelentes guerreiros e caçadores, sendo que suas armaduras possuem mais defesa do que as armaduras Cora e Bell. Sua característica de raça é o Lançador, que é como uma bazuca super poderosa que dá danos muito elevados(é melhorado quando usado por caçadores). Possui um excelente Tanker, que além de uma habilidade que aumenta a eficiência de suas poções, aumenta a defesa. Seus especialistas, possuem granadas que lançam debuffs no oponente.
Primeiras Classes:
Destruidor: Voltado ao ataque.
Gladiador: Voltado à defesa.
Segundas Classes:
Justiceiro: Como o melhoramento do destruidor, possui a rede que prende seus inimigos
Demolidor: Voltado à aumentar seu ataque e defesa
Mercenário: Como o melhoramento do gladiador, mais voltado à defesa
Primeiras Classes:
Atirador: Voltado a causar danos altíssimos com seus lançadores
Batedor: Voltado à instalação de armadilhas
Segundas Classes:
Fuzileiro: Como o melhoramento do atirador, Voltado a causar danos altíssimos com seus lançadores
Redentor: Atrapalha a vida dos inimigos, se auto destrói causando grandes danos, e pode teletransportar o grupo.
Exterminador: Como o melhoramento do batedor, pode ficar invisível e tem uma habilidade com dano muito alto, usando facas de arremesso.
Engenheiro: Voltado a criação de itens, pode instalar torres.Pode debuffar os inimigos com granadas especiais
Cientista: Voltado ao suporte dos aliados, curando e recuperando sua barra de defesa, pode debuffar os inimigos com granadas especiais
Comandante: Voltado ao suporte aos aliados, aumentando sua velocidade de movimento, etc... pode debuffar os inimigos com granadas especiais
:: Os Comandos e as Janelas do Jogo ::
Existem dois modos de jogo: O Modo Mouse, e o Modo teclado. No modo mouse, você se movimentará usando o Mouse, e no modo Teclado, se movimentará usando o mesmo.
Para alterar entre modo Mouse e Teclado, aperte a letra H.
Comandos:Q~E: Movimenta a câmera horizontalmente
W~A~S~D: W: Movimenta o personagem para frente, seja no modo teclado ou Mouse, Letra A no modo teclado movimenta para a esquerda, e letra S no modo teclado move para baixo, e no mouse abre a tela de habilidades, no modo teclado, move o personagem para trás, a letra D, move o personagem para a direita, somente no modo teclado.
R: Abre e Fecha o Radar
U: Somente para a raça corita, abre a janela de Animus
I: Abre a janela do inventário.
O: Abre a janela de opções
P: Abre a janela do Grupo
F: Abre a janela de Forças (magias)
G: Abre a janela de Guildas
H: Altera entre modo teclado e Mouse
J: Abre o jornal, aqui você poderá ver suas quests pendentes e detalhes sobre as mesmas.
K: Altera a câmera para uma visão aérea
L: No modo teclado, abre a janela de Habilidades
X ou Barra de Espaço: Pega itens do Chão
Barra de espaço quando se traça um monstro como alvo: Ataca normalmente
Ç: No modo teclado altera entre modo de combate e pacífico
N: No modo teclado, altera entre correr e andar
W: No modo mouse, altera entre correr e andar.
C: Abre a janela de detalhes do personagem
B: Abre a janela de amigos
[: Altera o uso de habilidades, ao invés de usar: F1, F2, F3, F4... Etc... Você usará os números 1, 2, 3, 4...
T: Abre a janela de chat, clicando em uma bolinha que fica do lado da caixa onde você digitará o texto, você poderá editar filtros para o chat.
Y: Abre a janela do MACRO.
Créditos:Zerei